CulturaDestaque

Festivale vai reunir mais de 15 mil pessoas em Belmonte

O Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (FESTIVALE), o maior evento de cultura popular do Vale do Jequitinhonha e um dos maiores do Brasil, pela primeira vez será realizado fora de Minas Gerais. Entre os dias 21 e 27 de julho, o evento vai reunir mais de 15 mil pessoas em terras baianas, movimentando o município de Belmonte.

Foi para debater ações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), no evento, que o secretário Carlos Martins se reuniu hoje (26), com o prefeito do município, Janival Andrade, e com o secretário municipal de Assistência Social, Claudio Soares.

O evento de amplitude nacional, tem uma importância relevante para a cultura popular dos Estados da Bahia e Minas Gerais e, justamente por isso, a SJDHDS estuda quais as ações podem ser desenvolvidas durante o festival, a exemplo de rodas de conversas voltadas para o empoderamento juvenil, direitos de crianças e adolescentes, público LGBT, etc.

Segundo Carlos Martins, “esse é um grande festival, que atrai pessoas de diversas localidades e, sem dúvida, é uma oportunidade importante para que a gente desenvolva ações educativas voltadas para os nossos públicos, em especial juventude, indígena, LGBTQ+ e crianças e adolescentes. Vamos traçar uma estratégia e avaliar qual a melhor forma de atuação durante esses dias” .

Além do Festivale, também foram tratadas, na reunião, questões relacionadas aos direitos humanos, indígenas e de crianças e adolescentes, sinalizando a necessidade de ações de combate à exploração sexual e trabalho infantil. “O município tem dados que refletem a importância de ações de combate a essas duas práticas criminosas que atingem meninas e meninos da localidade. A nossa intenção é unir forças e desenvolver um trabalho de combate a esse crime e outras violações de direitos desse público”, explicou Martins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios