A cidade de Itamaraju agora conta com a Filarmônica Moyses dos Santos Almeida, um projeto que oferece aulas gratuitas de música para adolescentes e adultos. A iniciativa, proposta por funcionários da Caixa Econômica Federal visa promover a cidadania e o desenvolvimento social na comunidade do município.
O presidente da filarmônica, Jessenito Costa Almeida, explicou que o nome da filarmônica e uma homenagem ao homem que criou o nome da cidade e a ideia surgiu em uma reunião com a equipe da agência, onde foram discutidas ações sociais. “Decidimos criar a filarmônica para oferecer ensino musical e inclusão social”, afirmou. O professor Carlos Américo Souza Papa, conhecido como Cafú, está ministrando as aulas que começaram na última segunda-feira 6, e acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino.
São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para a Paróquia de Fátima e 20 para a Paróquia Cosme e Damião. As inscrições podem ser realizadas nas secretarias das paróquias, e não há custos para os alunos em relação a materiais didáticos ou instrumentos.
A filarmônica utiliza salões da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para as aulas e conta com o apoio de uma empresa privada para sanar as despesas com o professor. Parte da receita das apresentações será destinada à manutenção dos instrumentos e remuneração dos músicos, conforme estipulado no estatuto da instituição.
Para completar a meta de 27 instrumentos de sopro, a filarmônica ainda busca doações, incluindo tubas, saxofones e trompetes. Os instrumentos doados serão identificados, e os patrocinadores receberão reconhecimento durante os eventos.
SERVIÇO
Inscrições:
- Onde: Secretarias das igrejas de Nossa Senhora de Fátima e Cosme e Damião
- Quando: De segunda a sexta-feira
- Horário: Das 9h às 17h