Após quase 50 anos de uma carreira repleta de sucessos, Gilberto Gil, aos 82 anos, anunciou sua aposentadoria dos palcos, marcando o fim de uma era na música brasileira. Conhecido como um dos pais do tropicalismo, Gil encantou o mundo com projetos icônicos como “Expresso 2222”, “Refazenda” e “Realce”, deixando um legado inestimável na história da música nacional.
O último projeto inédito do artista foi o aclamado álbum “OK, OK, OK”, lançado em 2018, que mais uma vez demonstrou sua genialidade e versatilidade artística. Sua última turnê, intitulada “Nós, A Gente”, foi realizada ao lado de sua família, levando sua música a palcos por todo o Brasil e além-fronteiras.
Gil nasceu em Salvador e foi criado em um vilarejo no interior da Bahia. A música é sua verdadeira paixão desde a infância. Aos 10 anos, já dominava o acordeão e aos 19 ingressou na banda instrumental ‘Os Desafinados’, dando início a uma carreira que o consagrou como um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.
Com quase 60 discos lançados ao longo de mais de 60 anos de carreira, incluindo diversos formatos e coletâneas, Gil vendeu mais de quatro milhões de cópias de seus trabalhos, conquistando 8 prêmios Grammy que atestam sua excelência musical. Sua influência transcende fronteiras e gerações, deixando uma marca indelével no cenário artístico nacional e internacional.