DestaqueMeio Ambiente

Florestas plantadas: oportunidade de investimento

“Florestas plantadas: oportunidade de investimento” foi o tema da palestra que o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, Wilson Andrade, apresentou como parte da programação da 3ª Edição Berimbau Agrotec.

A feira contou a presença de renomados profissionais de todas as áreas produtivas, a exemplo do Secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira Costa. O evento reuniu mais de 100 marcas de empresas e negócios relacionados ao meio agro, distribuídos nos 10 hectares do evento.

Em 2018 a feira alcançou o número de dois milhões em negócios realizados.  “O Berimbau Agrotec é um evento com propósito e deve ser visto pelos produtores rurais como uma oportunidade de negócio, por juntar, num só lugar, o conhecimento teórico até a técnica aplicada na prática”, comenta André Borges da Ruraiz Agromarketing.

A Bahia possui 657 mil hectares de plantações florestais, com expressiva presença de plantios de eucalipto (94% do total), o que coloca a Bahia em 4º lugar no ranking nacional de cultivo com a espécie. No total, porém, entre estas áreas de produção e de remanescentes nativos, a Bahia possui 744 mil hectares de florestas certificadas.

Estima-se que entre 500 mil hectares com ecossistemas florestais nativos no estado são destinados à proteção e preservação ambiental. Em resumo, o setor tem 0,7 hectare preservado para cada hectare de produção, portanto bem acima do exigido pelo Código Florestal brasileiro.

O setor mantém um crescimento anual na ordem de 5%. Isso se dá porque o setor de base florestal tem alavancagem de diversos outros segmentos que demandam madeira nos seus processos produtivos, a exemplo da construção civil, da indústria de papel e celulose, a metalúrgica, energia de biomassa, a secagem de grãos do agronegócio, madeira e móveis, entre outros. Isso faz com que, mesmo com a redução de economia nacional (e do estado), em 2015 e 2016, o setor de base florestal continuou crescendo em referência a empregos, exportações e investimentos.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios