Cerca de 280 municípios baianos já contam desde sexta-feira (29) com os repasses de obras financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse de R$66 milhões foi autorizado pelo presidente do órgão, durante o evento “FNDE em Ação”, que aconteceu em dezembro na cidade de Salvador. Na ocasião, Pinheiro se comprometeu a encerrar o ano com todos os pagamentos de obras do estado concluídos.
Agora as prefeituras já podem começar a investir na construção de creches e escolas, quadras poliesportivas, coberturas de quadras, podem adquirir ônibus escolares e equipamentos como brinquedotecas, mobiliários, kits de cozinha, toda parte de infraestrutura física e tecnológica. “Quando se faz uma gestão comprometida com resultados e com o público final da política pública, você consegue alcançar resultados eficientes. Mesmo num cenário de restrição orçamentária, nós conseguimos, neste um ano que estou à frente do FNDE, organizar a casa para encerrarmos o ano com todas as contas pagas.
Não existe milagre nisso, existe comprometimento e zelo com as necessidades do povo brasileiro” declarou Pinheiro. Sobre 2018, o gestor ressalta que será um ano de “muitas oportunidades para os gestores municipais”, mas que isso só será possível se todas as contas dos investimentos de 2017 sejam prestadas corretamente. Só desta forma os municípios continuarão aptos a receber os incentivos fiscais.