Os Gestores de Cultura do Território Extremo Sul se reuniram no último dia 19, em Prado, onde, após reunião com representantes dos 13 municípios, decidiram criar o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Extremo Sul.
Após intenso diálogo com a rede formada pelos gestores da cultura no território, o grupo decidiu criar o Fórum com o objetivo estabelecer uma nova instância consultiva e opinativa e de organização sobre as políticas estadual, territorial e municipal da cultura baiana, garantindo a participação dos
Municípios do Extremo Sul na formulação de diretrizes no âmbito Territorial, considerando e respeitando as características da diversidade cultural.
Foram eleitos para coordenar o Fórum o Diretor de Cultura de Prado, Sergio Mascarenhas (presidente) e Angelo Oliveira, diretor de cultura de Teixeira de Freitas, eleito como vice-presidente. Segundo eles, por ser ser um território distante da Capital, o Extremo passará a ter uma representação dos gestores para dialogar diretamente com a Secretaria de Cultura da Bahia, Ministério da Cultura e também com prefeitos e prefeitas, possibilitando a garantia de mais investimentos no território e fortalecimento da estrutura voltada para atendimento ao setor cultural e encurtando distâncias.
De acordo do Sérgio Mascarenhas, Diretor de Cultura de Prado, que foi eleito coordenador do Fórum, apesar de já existir um Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, que foi pensado para reunir todos os dirigentes da Bahia, a criação do Fórum Territorial servirá fortalecer o elo entre os gestores. “Talvez por conta da dimensão de nosso Estado, o fórum que existe não conseguiu atender nossas demandas, então decidimos criar nosso Fórum Territorial para tratarmos das demandas do Extremo Sul, promovendo escutas com nossos pares, apresentando demandas de acordo com nossa realidade, conectando-se com a SecultBA e também com o Fórum Estadual.” Pontuou Sérgio Mascarenhas.