Em resposta aos recentes desafios enfrentados pela cidade de Medeiros Neto, no Extremo Sul baiano, devido às intensas chuvas e enchentes, o Governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta segunda-feira 12, a autorização para a elaboração de um projeto de construção de uma barragem no rio Alcobaça (Itanhém). A iniciativa visa mitigar os impactos das enchentes.
A visita do governador, acompanhado pelo prefeito Beto Pinto, incluiu uma vistoria minuciosa nas áreas mais afetadas, como o Pó, Olaria, a rua Sete de Setembro e o Morro do Gato. Diante dos estragos em infraestrutura, acessos e em mais de 250 imóveis, o projeto da barragem surge como uma solução estratégica para prevenir futuros danos.
O prefeito Beto Pinto expressou gratidão pelo apoio contínuo do Governador Jerônimo Rodrigues, ressaltando que a barragem não apenas protegerá a cidade de enchentes, mas também impulsionará o desenvolvimento regional.
Além do projeto da barragem, o Governo do Estado anunciou uma série de benefícios e medidas para auxiliar Medeiros Neto na recuperação pós-enchentes. Isso inclui a transferência de recursos financeiros Fundo a Fundo para diversas necessidades, como alimentação, aluguel social, aquisição de itens domésticos, transporte e emissão de documentação civil.
Outras ações urgentes abrangem o apoio para cadastramento das famílias afetadas, a prorrogação da vigência do programa Alimenta SUAS Bahia até 31/12/26 e a homologação do decreto municipal de “Situação de Emergência”.