As intensas chuvas que castigam a Bahia têm gerado impactos significativos, levando o governador Jerônimo Rodrigues a realizar uma reunião virtual nesta terça-feira 30, com prefeitos e gestores municipais. Dezessete das 30 cidades afetadas já declararam situação de emergência, incluindo Anagé, Ilhéus, Saubara, Medeiros Neto e outras.
Desde o início, o governo tem mantido diálogo constante com líderes municipais, Defesa Civil e diversos setores para atender às demandas emergenciais. O comprometimento é evidente, com ações concretas implementadas desde a última quinta-feira, quando as chuvas se intensificaram no estado.
“Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato. Desde quinta-feira, quando as chuvas começaram a cair mais forte no estado da Bahia, a gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações de saúde, educação, infraestrutura e outras iniciativas”, declarou.
Durante a reunião, os municípios apresentaram suas demandas, e o governo está construindo um plano de ação para garantir investimentos necessários. Representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC) fortalecem a colaboração entre esferas de governo.
A Secretaria de Saúde (Sesab) desempenha papel fundamental, com ações que incluem visitas técnicas, assistência à saúde de urgência, fornecimento de medicamentos e equipamentos hospitalares. A resposta eficaz do governo visa não apenas atender às necessidades imediatas, mas também estabelecer medidas estruturantes para a reconstrução das áreas prejudicadas.