O Governo do Estado da Bahia lançou uma operação de combate aos incêndios florestais que assolam o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no extremo sul da Bahia. Nesta segunda-feira 20, o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), mobilizou 35 bombeiros militares e duas aeronaves modelo Air Tractor, reforçando a equipe de combate composta por brigadas voluntárias, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
O Parque Nacional do Monte Pascoal, único no país com a classificação de Histórico, abrange a primeira porção de terra avistada pelos colonizadores portugueses, além de ser um refúgio para uma rica diversidade de animais e plantas. O incêndio, que ameaça essa preciosidade ambiental, tornou imperativo um esforço conjunto das instituições envolvidas.
Diversas entidades estão colaborando no combate, incluindo o ICMBio, Prevfogo, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Brigada Voluntária Terra Indígena Barra Velha, prefeituras de Porto Seguro e Prado, bem como a Superintendência de Assuntos Indígenas de Porto Seguro.
O programa Bahia Sem Fogo, criado em 2010, desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios florestais na Bahia, protegendo áreas de Unidades de Conservação. Além disso, a população é incentivada a relatar qualquer sinal de incêndio ligando para o número de emergência 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas através do telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM