O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), lançou o Edital de Chamamento Público nº 006/2025 para a construção de 3 mil unidades habitacionais em áreas rurais do estado. A iniciativa é destinada a povos e comunidades tradicionais (PCTs), como quilombolas, indígenas, fundo e fecho de pasto, povos de terreiros, pescadores, marisqueiras, ciganos, geraizeiros e extrativistas.
As novas casas, com cerca de 64 m², terão três quartos, sala-cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. O projeto inclui ainda soluções de abastecimento de água, energia e a implementação de um Projeto de Trabalho Social (PTS), que irá apoiar as famílias beneficiárias na gestão do empreendimento e no fortalecimento comunitário.
O programa integra o Minha Casa Minha Vida – Bahia (MCMV-BA), criado em 2024, que já resultou na entrega de mais de 3.300 moradias rurais no estado. Segundo a CAR, a meta é reduzir o déficit habitacional no campo, ampliar o acesso à moradia digna e contribuir para a permanência das famílias em seus territórios tradicionais.
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em participar da execução das obras podem inscrever propostas até o dia 21 de novembro de 2025, pelo endereço eletrônico data.car.ba.gov.br/smi. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 24 de janeiro de 2026.



