O Governo Federal entregou novas ambulâncias do SAMU 192 para as cidades de Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Itapebi, Itabela, Itagimirim, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. No total o estado recebeu um incremento de 80 novas ambulâncias que vão compor a assistência em 73 cidades.
A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira, 31 de janeiro, em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
O investimento federal na renovação da frota na Bahia foi de R$ 23,1 milhões. A iniciativa faz parte de um programa do Ministério da Saúde que distribuiu 170 novas ambulâncias para nove estados do Nordeste. A ministra Nísia Trindade destacou que o objetivo é garantir uma cobertura de 100% do serviço até o final de 2025.
A Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do SAMU desde 2023, com mais 80 previstas para entrar em operação até o final do primeiro trimestre de 2025. Além da entrega, as autoridades também inauguraram o Hospital Estadual Mont Serrat, especializado em cuidados paliativos.
Outros municípios contemplados:
Além das cidades mencionadas, os seguintes municípios também receberam ambulâncias do SAMU: Aiquara, Alagoinhas, Aporá, Barra, Barreiras, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Botuporã, Brejões, Buritirama, Camacã, Camaçari, Candeias, Chorrochó, Coaraci, Cocos, Cotegipe, Cristópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Formosa do Rio Preto, Feira de Santana, Glória, Ibotirama, Inhambupe, Ipupiara, Itanagra, Jiquiriçá, Juazeiro, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Luis, Macarani, Macaúbas, Maracás, Mutuípe, Nazaré, Olindina, Paratinga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ponto Novo, Riachão das Neves, Rio Real, Salvador, Santa Brígida, Santa Maria da Vitória, São Felipe, São Félix, São Félix do Coribe, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teofilândia, Teolândia, Ubaíra, Ubatã, Urandi, e Vitória da Conquista.