Na última terça-feira 9, um hacker apontado como o responsável pelo maior vazamento de dados na internet brasileira foi preso em Feira de Santana, cidade localizada a 100 km de Salvador.
Identificado como Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, o suspeito, conhecido no ambiente virtual como “VandaTheGod”, é investigado pela Polícia Federal por divulgar e comercializar informações privadas de 223 milhões de pessoas.
O vazamento dos dados ocorreu em 2021, e na época ele foi detido em Uberlândia, interior de Minas Gerais, durante a Operação Deepwater, também conduzida pela Polícia Federal. As investigações revelaram que o suspeito obteve ilegalmente e disponibilizou para venda na internet uma enorme quantidade de informações pessoais.
Além desse vazamento em larga escala, o hacker já estava sob investigação por outros crimes cibernéticos e havia sido preso em 2019, durante a Operação Defaced, por suspeita de invasão a sites de órgãos públicos. Entre os sites e sistemas invadidos estão:
Além do vazamento de dados em grande escala, o suspeito também é investigado por invasões a diversos sites e sistemas, incluindo: Site do Exército Brasileiro (2019), Site da Polícia Civil de Minas Gerais (2019), Site do Ministério Público de Minas Gerais (2019), Site do Tribunal de Justiça de Goiás (2019), Sistema do Senado Federal (2020) e Sistema do Supremo Tribunal Eleitoral (2020).
O mandado de prisão preventiva foi emitido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG, e o suspeito permanecerá à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.