A Fundação Hemoba lança nesta segunda-feira 21, a campanha “Presenteie com vida, doe sangue”, que terá 10 dias de mobilização para atender as demandas transfusionais de final de ano.
A abertura contará com a presença do Papai Noel, que vai doar sangue e decorar a árvore de natal da sede da Hemoba. O objetivo é celebrar as datas festivas de dezembro, compartilhando amor e solidariedade.
Para proteger funcionários e doadores durante a pandemia do Coronavírus, a Fundação oferece atendimento com hora marcada para evitar aglomeração. Além disso, todos os equipamentos são higienizados após a coleta.
Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, nos períodos festivos e nos feriados prolongados, as unidades de coleta da Hemoba têm uma queda expressiva nas doações. “Infelizmente, nessas datas também temos um aumento da demanda transfusional, por conta dos acidentes nas estradas, pacientes com complicações decorrentes da Covid-19 e outras situações de urgência e emergência”, relata.
Todas as 21 unidades do interior, incluindo Teixeira de Freitas e Eunápolis no extremo sul baiano, funcionarão em seus horários habituais, disponíveis no site da Hemoba, e abrirão nos dias 24 e 31 de dezembro normalmente.
Os interessados em realizar agendamento para doação de sangue em Teixeira de Freitas ou podem entrar em contato com a Hemoba através do telefone (73) 3011-2739. Já no Hemoba de Eunápolis o telefone para agendamento é (73) 3281-3260 .
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Também é possível a marcação pelo site da Fundação.
Sobre a doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.