O Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, para atendimentos a pacientes da Covid-19, foi inaugurado neste sábado 13, com a visita técnica do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Ele foi recepcionado pelo prefeito Temóteo Brito, secretário municipal de saúde, Hebert Chagas.
Estruturado no pátio do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o Hospital de Campanha tem 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e área de 450 metros quadrados. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado, Empresas Suzano e Veracel celulose com participação da Prefeitura. A unidade receberá pacientes a partir de segunda-feira 15. Antes, haverá uma ação para desinfecção total do ambiente.
O hospital foi construído a partir do uso de contêineres climatizados e faz parte de um conjunto de ações adotadas para ofertar assistência de qualidade à população nesse momento de pandemia.
“Teixeira de Freitas tem a missão de atender a toda a região. Quando nós temos um Hospital de Campanha como este funcionando, é a população de todo o extremo sul da Bahia que sai ganhando”, avaliou o prefeito Temóteo Brito. “A oferta desses leitos vai ser fundamental para fazer frente à necessidade de internação hospitalar”, completou Vilas-Boas.
“A Suzano entende que é preciso unir forças para salvar vidas neste momento, e a construção do Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas é resultado desse esforço conjunto”, afirma Pablo Machado, diretor executivo de Relações e Gestão Legal da empresa. “A Veracel tem atuado em conjunto com a Suzano e outras empresas, autoridades, universidades, movimentos populares e organizações sociais para implementar medidas de combate à pandemia na região”, pontua Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel Celulose.
Durante a visita de inauguração, o secretário Vilas-Boas atendeu a uma demanda da gestão local e assegurou a entrega de um novo tomógrafo para o município. O equipamento é usado para ajudar no diagnóstico da COVID-19. “Essa foi uma importante conquista para Teixeira de Freitas e região”, destacou o secretário Hebert Chagas, referindo-se ao tomógrafo.
Além do Hospital de Campanha, o prefeito Temoteo levou Secretário Estadual para conhecer o Centro Municipal Covid, que deve iniciar o funcionamento nos próximos dias. O Centro está sendo estruturado no prédio da futura Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).