O Hospital Maria Moreira Lisboa, único na cidade de Itanhém, no extremo sul da Bahia, teve atendimento médico suspenso nesta quinta-feira 29, pelo segundo dia seguido. De acordo com a unidade, o hospital abriu as portas, mas não teve médico plantonista. A previsão é de que também não tenha atendimento na sexta-feira 30.
Os funcionários estão em paralisação por falta de pagamento desde a quarta-feira 28, quando a unidade médica não funcionou. Quem buscou atendimento durante o dia foi surpreendido pelos portões fechados. Um aviso foi colado na porta da unidade informando a suspensão das atividades.
O Hospital Maria Moreira Lisboa é filantrópico e é mantido com verbas do governo do estado. De acordo com funcionários da unidade médica, repasses que deveriam ter sido feitos pelo estado ainda não ocorreram e, por isso, os pagamentos estão atrasados há três meses.
Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia informou nesta quinta-feira que o atraso ocorreu por conta de uma prorrogação para envio das bases de dados da produção hospitalar para o Ministério da Saúde. Segundo o comunicado, a situação deve ser normalizada em 15 dias.