O 2º Festival Caju de Leitores, de 4 a 7 de setembro, acontecerá na Oca Tururim, na Aldeia Indígena Pataxó Xandó, no distrito de Caraíva, em Porto Seguro. Valorizando a literatura indígena nacional, o anfitrião do evento, o escritor e líder indígena, Sairi Pataxó recepcionará escritores renomados como o ambientalista Ailton Krenak e o professor ativista Daniel Munduruku, além de outros grandes representantes dos povos originários brasileiros que estão revitalizando suas expressões culturais através da literatura, fotografia, peças artísticas e audiovisual.
Segundo a curadora e organizadora, Joanna Savaglia, a temática indígena do encontro trará à tona as histórias tradicionais dos povos originários, inserindo autores e artistas indígenas nas redes da literatura e das artes visuais, e, fortalecendo as possibilidades de que jovens indígenas possam crescer sendo o que eles quiserem. “Porque lugar do povo originário é onde ele quiser”, pontua Savaglia, acrescentando que o Festival CAJU tem orgulho de ser um espaço de fortalecimentos da escrita e da cultura originária. Quem compartilha da mesma visão, é a curadora indígena, Trudruá Dorrico. “O Festival tem o poder de abrir novos caminhos para o futuro cultural e artístico dos povos originários”, frisa.
Nos quatro dias de programação haverá rodas de conversa, contação de histórias, oficinas de grafismo e ilustração, peça de teatro. Outras atividades serão realizadas na Oca Tururim, com ativa atuação de Aline Kayapó, Arissana Pataxó, Auritha Tabajara, Awoy Pataxó, Janaron Uhây Pataxó, Japira Pataxó, Marcia Kambeba e Trudrua Dorrico e representantes da Rede Oxe, bem como a comunidade nativa e indígena local, como integrantes do Porto do Boi, Tapy e Maria Coruja; da Aldeia Pará; e do Coletivo Caraíva Sem Assédio.
O Festival CAJU de Leitores tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e da MMB Metals com incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. A programação completa pode ser acompanhada pelo site www.cajuleitores.com.br e pelo Instagram @cajuleitores.