O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizou 257,9 hectares de Mata Atlântica desmatados em oito municípios do sul e extremo sul da Bahia. O desflorestamento gerou multa de R$ 1,4 milhões.
Segundo o Ibama, as multas foram aplicadas na áreas rurais das cidades de Alcobaça, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju, Medeiros Neto, Canavieiras, Santa Luzia e Una. O Ibama não soube informar, no entanto, se os valores foram aplicados a pessoas físicas ou jurídicas.
Foram localizados 49 áreas desmatadas, a partir da análise de imagens de satélite do Núcleo de Geoprocessamento da Unidade Técnica do Ibama, que fica em Eunápolis (BA). De acordo com o instituto, em 32 desses locais foram comprovadas a retirada de vegetação em estágios variados de regeneração.
Além disso, equipes de fiscalização também encontraram vestígios de danos causados por incêndios em locais com vegetação que estão no mesmo processo. Além do crime contra a vegetação, o Ibama também autuou pessoas por crimes relacionados à fauna.
Animais silvestres em cativeiro e armazenamento de produto de caça foram encontrados. Durante a operação, agentes ambientais apreenderam 32 pássaros e carcaças de tatu, porco-do-mato e paca.