Durante as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, a identidade visual dos Caminhos dos Pataxó foi lançada em um evento no Ministério do Turismo, realizado na última quarta-feira 9. A nova sinalização, que incorpora elementos da cultura Pataxó, incluirá pegadas e está prevista para ser utilizada ao longo de um percurso de 62 km, que interliga as áreas litorâneas e florestais do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, atravessando diversas aldeias da Terra Indígena Barra Velha.
A identidade visual foi escolhida através de um processo de votação, onde a proposta vencedora obteve 77% dos votos. O objetivo dos Caminhos dos Pataxó é integrar a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, promovendo a conexão entre Unidades de Conservação (UCs) do Extremo Sul da Bahia e oferecendo novos atrativos para visitantes e turistas. Além disso, o projeto visa gerar renda para a comunidade local e fomentar a conservação da biodiversidade na região.
A iniciativa conta com o apoio do WWF-Brasil e a anuência das comunidades locais que permitirão a passagem da trilha. Até o momento, 31,5 km já foram sinalizados, incluindo trechos que passam pelas aldeias e se conectam a outras trilhas da região. A gestora da unidade de conservação, Raiane de Melo Viana, destacou a importância do trabalho colaborativo na construção da identidade visual, que une a cultura Pataxó às trilhas tradicionais, buscando uma abordagem sustentável para a preservação e uso do território.