Ilhéus é uma das cinco cidades baianas pré-selecionadas para a segunda etapa do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa objetiva eleger dez destinos turísticos no Brasil, com foco nos atrativos naturais e culturais, bem como no estímulo à execução e fortalecimento da estratégia de DTI.
De acordo com o SEBRAE, o apoio se dará no desenvolvimento de um novo modelo de gestão turística dessas localidades, cujas ações têm como base os pilares da sustentabilidade, inovação, governança e experiência do turista. As ações contribuirão para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes.
Na segunda etapa, de caráter classificatório, o município deverá preencher alguns requisitos para obter uma boa pontuação frente a outras cidades que estão concorrendo no projeto. Nesta fase, a avaliação vai considerar a análise da documentação submetida, como decretos e/ou lei municipais inerentes aos destinos turísticos, bem como o diagnóstico da atividade turística e a estrutura para execução do projeto pelo SEBRAE.
O painel de seleção que analisará as candidaturas é formado por colaboradores do corpo técnico do SEBRAE, do BID e de entidades convidadas. Todos os profissionais envolvidos possuem experiência comprovada no setor. Para o prefeito Mário Alexandre, o avanço de Ilhéus no processo seletivo é reflexo do trabalho que a gestão tem desempenhado ao longo dos últimos cinco anos.
“Fico muito feliz em ver a nossa cidade passando de fase em um processo seletivo tão difícil como esse, no qual outras cidades também estão concorrendo. Ficamos entre os destinos turísticos mais importantes da região Nordeste e isso sem dúvida é motivo de orgulho. Vamos continuar trabalhando para colocar Ilhéus no lugar de destaque que tanto merece”, destacou o gestor.
A previsão é que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de março de 2023.