A índia Alice Pataxó do município de Prado, na Costa das Baleias, está na lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022.
O nome das atuais mulheres mais influentes do mundo foi divulgado pela BBC nesta semana.
Alice é ativista do clima, jornalista e influencer e se dedica a aumentar a conscientização sobre como as políticas do atual governo Bolsonaro ameaçam as terras indígenas.
Como a voz mais conhecida do povo Pataxó, ela questiona a visão colonial sobre as comunidades indígenas e denuncia assassinatos de ativistas ambientais no Brasil.
Ela colabora e produz conteúdo no YouTube por meio do canal Nuhé, palavra que se refere à resiliência dos povos indígenas no Brasil.
Além dela, figuram na lista o fenômeno global da música Billie Eilish, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, as atrizes Priyanka Chopra Jonas (India) e Selma Blair (EUA), a “czarina do pop russo”, Alla Pugacheva, a recordista do salto triplo, a venezuelana Yulimar Rojas e a autora ganense Nana Darkoa Sekyiamah.
Outras duas brasileiras também se juntaram ao seleto time das mais inspiradoras, ampliando a participação do Brasil. A senadora Simone Tebet, ex-candidata à presidência da República, e Erika Hilton, a primeira mulher trans negra eleita para o Congresso Nacional.