O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos mantém presença estratégica no Extremo Sul da Bahia com estrutura instalada em Eunápolis e Teixeira de Freitas, fortalecendo a fiscalização ambiental, o licenciamento e o atendimento às demandas da população.
Em Eunápolis, funciona uma das Unidades Regionais (URs) do órgão, responsável por executar políticas ambientais, atuar em denúncias, realizar vistorias e acompanhar processos de licenciamento. Já em Teixeira de Freitas**, o Inema conta com um Posto Avançado (PA), ampliando a cobertura técnica na região e facilitando o acesso da população aos serviços ambientais.
Ao todo, o Inema possui nove Unidades Regionais, sediadas em: Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.
Além disso, mantém oito Postos Avançados, localizados em: Alagoinhas, Itaberaba, Caetité, Guanambi, Jequié, Irecê, Ilhéus e Teixeira de Freitas.
A estrutura descentralizada permite que o órgão atue de forma mais próxima das realidades locais, garantindo maior agilidade na fiscalização, no licenciamento ambiental e na gestão dos recursos hídricos em todo o território baiano.



