A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou um edital no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira 14, com detalhes sobre o processo seletivo para o programa Mais Estudo, que visa selecionar monitores para auxiliar em atividades de reforço nas escolas da rede estadual.
Como se inscrever
Os estudantes interessados em se candidatar devem seguir estas etapas:
- Verifique os critérios:
Estar matriculado na rede estadual de ensino no ano de 2025. Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ter alcançado média igual ou superior a 8,0 no componente curricular para o qual pleiteia a monitoria no ano anterior. - Acesso ao sistema de gestão:
As unidades escolares devem acessar o Sistema de Gestão do Mais Estudo disponível no Portal da Educação. É importante que os estudantes e as escolas sigam as instruções fornecidas no portal para realizar a inscrição corretamente. - Aguarde o cronograma de seleção:
O cronograma detalhado da seleção será divulgado com 30 dias de antecedência da abertura das inscrições. Fique atento às datas importantes para não perder a oportunidade.
Vagas e benefícios
Serão oferecidas 52 mil vagas em unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Os monitores receberão bolsas-auxílio, financiadas pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e recursos próprios da SEC.
O programa Mais Estudo foi instituído pela Lei nº 14.306/2021 e busca promover o fortalecimento do aprendizado dos estudantes, além de combater a evasão escolar e potencializar o desempenho acadêmico.