O município de Itabela conquistou uma posição de destaque no ranking de transparência e governança pública do Extremo Sul da Bahia, elaborado pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com a Transparência Internacional – Brasil.
A avaliação, que abrange 78 prefeituras dos Territórios de Identidade da Bahia, revelou um cenário nebuloso em relação à transparência e governança, com a maioria dos municípios classificados em níveis considerados insatisfatórios.
Itabela, ao obter a 5ª posição com 56,5 pontos foi classificado com nível “regular” no ranking, demonstrando um desempenho positivo em comparação com outros municípios da região como Teixeira de Freitas (10º) e Alcobaça (16º) também tidos como regular, os demais da região foram avaliados como “ruim” e “péssimo”.
O levantamento leva em conta que a transparência e a qualidade da gestão pública são aspectos fundamentais para promover a participação cidadã, a prestação de contas e a eficiência na administração municipal. A liderança ficou com Ilhéus, com uma pontuação de 77,1 e classificação “bom”, destaca a importância da transparência e da boa governança na promoção do desenvolvimento e na construção de uma gestão eficaz.
Veja o quadro das 10 principais cidades do Extremo Sul:
- 5º – Itabela: Pontuação 56,5 (Regular)
- 10º – Teixeira de Freitas: Pontuação 48,6 (Regular)
- 16º – Alcobaça: Pontuação 41,1 (Regular)
- 20º – Nova Viçosa: Pontuação 39,8 (Ruim)
- 26º – Ibirapuã: Pontuação 34,7 (Ruim)
- 29º – Itagimirim: Pontuação 33,9 (Ruim)
- 32º – Caravelas: Pontuação 33,0 (Ruim)
- 38º – Itamaraju: Pontuação 31,6 (Ruim)
- 39º – Porto Seguro: Pontuação 30,4 (Ruim)
- 44º – Jucuruçu: Pontuação 28,8 (Ruim)