Com intuito de difundir conhecimento mercadológico, levando aperfeiçoamento e atualização aos produtores rurais, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural juntamente a Prefeitura de Itamaraju realizam o primeiro Simpósio da Mandiocultura Baiana na região.
A programação contará com palestras informativas sobre a mandiocultura, com os temas: “Variedades, mudas e manivas de mandioca – A importância da qualidade”,com a participação do Mestre em Ciência e Tecnologia de Semestes da Embrapa, Helton Fleck; “Tecnologias para o sistema de produção mecanizada de mandioca”, com Marcos Roberto, Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal do Recôncavo Baiano; “Cadeia produtiva da mandioca: Situação atual, perspectiva de mercado e desafios”, com a participação do Engenheiro Agrônomo, Doutor em Economia Aplicada e Pesquisador na Embrapa, Carlos Estevão Cardoso; “Desenvolvimento e negócios: Atuação e produtos de crédito do BDN para a mandiocultura”,com Araildes Martins Ribeiro, Agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual da Bahia e Isnaldo Chaves, Gerente na agência Banco do Nordeste em Itamaraju; “Múltiplos usos da mandioca – da farinha a cerveja”, com a Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, coordenadora de projetos e articulação de parcerias do Escritório de projetos Suzano Bahia.
O evento contará com dois painéis de discussão, “Material de plantio” mediado por Jelly Viviane Ribeiro; e “Financiamento e Mercado” mediado por Araildes Martins Ribeiro. Durante o Simpósio ocorrerá cursos com a Cozinha Show, e encerrará com Noite Cultural (Voz e Violão), com a Feira de Exposição de subprodutos da mandioca.
O Simpósio acontecerá na terça-feira 8, às 08h, na FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, em Itamaraju, voltado à cultura da mandiocultura. Os produtores poderão se inscrever clicando aqui. O evento será gratuito e aberto ao público.
O I Simpósio da Mandiocultura Baiana, tem como realização a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itamaraju, juntamente a Prefeitura de Itamaraju, com apoio da Embrapa, patrocinado pela Suzano e Banco do Nordeste, com a organização do Instituto Ampliê.