Empresários e comerciantes de Eunápolis e Itamaraju engrossaram fileiras contra o decreto publicado pelo governo da Bahia na tentativa de conter o avanço do Coronavírus no estado.
A prefeita Cordélia Torres (DEM) e o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) resolveram permitir o funcionamento do comércio contrariando as determinações que vão de encontro a proibição do funcionamento de atividades não essenciais entre 17h desta sexta-feira 26, e 5h da próxima segunda-feira 1º.
Em Itamaraju a medida foi divulgada ainda na sexta-feira 26. Já em Eunápolis o decreto contrariando as medidas saiu já por volta de meio dia deste sábado, 27.
As duas cidades estão localizadas no extremo sul baiano que apresenta uma taxa de mortalidade por Covid-19 que é 45% superior a média estadual. A análise refere-se aos três últimos meses, onde a região aparece com 27,2 óbitos a cada 100 mil habitantes, que é o maior índice dentre todas regiões do estado. Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI alcança 76% na noite desta sexta-feira 26.