Uma avaliação do Ministério da Saúde mediu a qualidade da saúde pública nos municípios brasileiros nos meses de janeiro e abril deste ano de 2021 e o resultado traçou um Raio X do setor no extremo sul baiano.
O levantamento destacou o desempenho das cidades de Caravelas, Mucuri e Itanhém no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do programa Previne Brasil deixando os três municípios como as melhores posições neste quesito na região.
Os dados colocam Ibirapuã na 4ª posição seguida de Medeiros Neto, Lajedão, Teixeira de Freitas e Alcobaça na 8ª posição. Ainda conforme os indicadores do programa Mais Brasil, Itamaraju, que é governada pelo médico Marcelo Angênica, ocupa a 9ª posição à frente apenas de Nova Viçosa, Jucuruçu, Vereda e Prado.
Na prática os municípios mais bem colocados no ranking receberão uma fatia maior para o financiamento de custeio da atenção primária à saúde, já que os dados estabelecem a base para o repasse financeiro aos municípios levando em conta três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa para o custeio da Atenção Primária à Saúde, já que o objetivo do governo federal é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.
CONFIRA O RANKING DOS 13 MUNICÍPIOS DA COSTA DAS BALEIAS:
1° Caravelas
2° Mucuri
3° Itanhém
4° Ibirapuã
5° Medeiros Neto
6° Lajedão
7° Teixeira de Freitas
8° Alcobaça
9° Itamarajú
10° Nova Viçosa
11° Jucuruçu
12° Vereda
13° Prado