Neste domingo 16, a cidade de Itamaraju registrou o primeiro voo de wingsuit com salto direto do Monte Pescoço. O voo histórico foi realizado por Gabriel Lott, de 42 anos que pratica o esporte também conhecido como asa de morcego.
Saltar do Monte Pescoço era um sonho antigo do Gabriel, depois de receber uma foto, que foi enviada por um amigo que passou pela BR-101 de moto. Gabriel Lott, que é policial da tropa de elite do Rio de Janeiro-RJ, veio a Itamaraju em companhia do profissional de bungee jump Caio Afeto do estado do Espírito Santo que também saltou de paraquedas.
Os dois iniciaram a subida no sábado 15, a tarde, levaram equipamento de conquista (pinos, furadeiras) e abriram uma via pra subir com todo o material. Para realizar o feito a dupla dormiu em uma caverna pequena que encontraram na pedra que é o símbolo de Itamaraju.
Somente no dia seguinte terminaram a subida por volta das 11h. O Salto foi o momento máximo para os escaladores e amantes de esportes radicais.
Potencial para o turismo ecológico
O feito desperta mais uma vez o potencial do município para o eco turismo ou turismo ecológico.
“Este segmento da atividade turística utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, gerando renda e promovendo o bem-estar”, enfatiza ambientalista Vinícios Borges que estimulado a pratica do esporte na cidade.
Vinícios defende que Itamaraju desenvolva esse potencial que é um ramo do turismo caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que provem a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre.