O dia de Santo Antônio é comemorado neste sábado 13, e com a pandemia do Coronavírus, os fiéis católicos não puderam lotar a igreja como fazem tradicionalmente, para celebrar ao santo “casamenteiro”.
Entretanto, os devotos puderam conferir as celebrações religiosas por meio da internet.
A Missa foi celebrada as 08h na paróquia Nossa Senhora de Fátima com transmissão pela pagina da paróquia no facebook e canal no youtube.
Neste dia festivo, a igreja dedicada ao santo, no bairro Santo Antônio do Monte, em Itamaraju, esteve aberta das 10 as 16 para a distribuição do pão de Santo Antônio que era cozinheiro e distribuía pães aos mais pobres.
De acordo com o padre Ronaldo Cardoso, cerca de 2 mil pães foram distribuídos durante todo o dia.
História do Pão de Santo Antônio
Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195.
A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”.
Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.
Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.