A aposentada Valdenice Soares Castro, de 72 anos, moradora de Itamaraju, conhecida como Dona Dezinha, morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 na madrugada deste domingo 12, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).
Segundo familiares, ela foi diagnosticada com a doença no dia 20 de agosto, após tomar as duas doses da vacina, e desde então lutava contra a doença.
Valdenice é sogra do ex-candidato a vereador Lico Martins (PT), e deixa 3 filhos 8 netos e 7 bisnetos. O secretário municipal de Saúde Luiz Fábio, se solidarizou com a família da aposentada, no entanto, sua morte não foi contabilizada no boletim epidemiológico divulgado hoje que aponta 153 óbitos.
Segundo o mesmo boletim, hoje não foi registrado nenhum novo caso confirmado para a Covid-19 no município que totaliza, assim, 8018 casos confirmados, 7820 recuperados, 45 em recuperação, 5883 casos descartados, 03 pacientes internados no Hospital Municipal de Itamaraju, 01 paciente internado em Unidade de Saúde do Estado, 15 pacientes aguardando resultado.
Dona Dezinha fazia parte da Pastoral Familiar da igreja católica Santos Cosme e São Damião, e participativa ativamente do trabalho social da igreja. Mulher de muita fé, ela gostava de ajudar ao próximo e aos mais necessitados. Visitava doentes e enfermos e pedia doações (roupas, cesta básicas) para ajudar os mais necessitados.
Na Bahia, nas últimas 48 horas, foram registrados 640 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 629 recuperados (+0,05%).
O boletim epidemiológico deste domingo 12, também registra 4 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.226.337 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.197.391 já são considerados recuperados, 2.309 encontram-se ativos e 26.637 tiveram óbito confirmado.
Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.