Na última terça-feira 12, moradores do bairro Vila Vitória, em Porto Seguro, testemunharam uma cena inusitada quando um javali-europeu foi avistado circulando pelas ruas da cidade do extremo sul da Bahia. A presença do animal gerou surpresa e mobilização por parte dos populares, que conseguiram conter o javali até a chegada das autoridades.
Preocupados com a situação e visando o bem-estar do animal, os moradores acionaram a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para realizar o resgate. A espécie, originária da Europa, Ásia e norte da África, levanta suspeitas de possível fuga de um criadouro clandestino, embora essa informação ainda careça de confirmação.
A Sema agiu prontamente, transferindo o javali para uma jaula apropriada e posteriormente conduzindo-o para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Porto Seguro. Lá, o animal passará por uma avaliação minuciosa por parte de um médico veterinário, a fim de verificar seu estado de saúde e determinar as medidas necessárias para seu cuidado. Foto: Reprodução/Cetas