O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a contratação de mais de 8.825 profissionais para a rede estadual de educação, em um evento realizado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Salvador, no dia 6 de janeiro de 2025. O processo inclui a nomeação de candidatos convocados do Concurso Público 03/2022 e a convocação integral dos habilitados. Além disso, foi lançado o programa “Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor”, que ocorrerá entre 13 e 31 de janeiro nas escolas estaduais.
Jerônimo destacou a importância de melhorar as condições físicas das escolas, com investimentos em novas salas de aula, quadras poliesportivas e laboratórios, e enfatizou a necessidade de contar com uma equipe qualificada para atender a essas demandas. O concurso ofereceu 2.113 vagas, com 1.806 destinadas a professores, 289 a coordenadores pedagógicos e 18 a coordenadores indígenas. Em janeiro, 1.397 novos profissionais serão nomeados, enquanto outros 1.024 serão convocados nas edições do Diário Oficial do Estado.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, afirmou que a medida irá zerar o cadastro de reserva do concurso de 2022, preparando a rede para o início do ano letivo de 2025, marcado para 10 de fevereiro. Além das contratações, o governo também autorizou a inclusão de 5.934 novos profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), abrangendo diversas áreas pedagógicas e administrativas.
O projeto “Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor” visa oferecer atividades de arte, esporte e cultura nas escolas estaduais, promovendo momentos de aprendizado e descontração para os estudantes e a comunidade. A iniciativa é especialmente voltada para estudantes indígenas, reforçando seus laços culturais, e contará com a participação de profissionais que apoiarão na realização das atividades. As inscrições para as oficinas ocorrerão entre 8 e 10 de janeiro, com alimentação garantida para todos os participantes.