Neste sábado 3, o governador Jerônimo Rodrigues visitou os municípios de Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, no oeste baiano, que foram severamente impactados pelas fortes chuvas no final de janeiro. Durante os sobrevoos para avaliação das áreas afetadas, o governador anunciou a implementação de ações emergenciais com um orçamento superior a R$ 21 milhões para atender às demandas das comunidades afetadas.
Em Muquém do São Francisco, Jerônimo Rodrigues destacou a urgência em escoar a água acumulada e anunciou medidas imediatas, incluindo o envio de máquinas com maior capacidade de escavação. O reforço das equipes de manutenção da cidade também foi uma das prioridades.
O governador ressaltou a atenção humanitária inicial, fornecendo colchões, lençóis, água e assistência médica, e agora concentra esforços na infraestrutura para drenar as áreas afetadas. O planejamento inclui o envio de mais máquinas e infraestrutura para secar a cidade e permitir a normalidade da locomoção para os residentes.
Para minimizar os danos causados às cerca de duas mil pessoas desalojadas e desabrigadas, o governo da Bahia implementou uma operação de emergência, distribuindo alimentos, água potável, kits de limpeza e higiene pessoal. A cidade também recebeu medicamentos, uma ambulância, manutenção no sistema de abastecimento de água e limpeza nas instalações do Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim.
Devido à interdição do tráfego no acesso de Muquém à rodovia BA-161 e na transposição sobre o Riacho Alegre, causados pela elevação do nível da água em um dos afluentes do Rio São Francisco, o governador autorizou a construção de três pontes, um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões.
Além disso, serviços de recuperação em trechos de vias internas danificadas pelo excesso de água foram realizados, e a Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi autorizada a firmar acordo com o Consórcio Público do Oeste da Bahia (Consid) para recuperações emergenciais em estradas vicinais afetadas pelo desastre natural.