O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, rejeitar o Agravo Regimental de um recurso especial eleitoral movido pela coligação “O trabalho não pode parar”, liderada pelo ex-prefeito Mildson Medeiros que contestava a elegibilidade do atual prefeito de Itanhém, Milton Guimarães, conhecido como Bemtivi, com base na alegada rejeição de contas públicas.
O TSE seguiu o voto do relator do processo, ministro André Mendonça, pela improcedência do recurso, representando mais uma derrota jurídica para o grupo de Medeiros. Desde o início do pleito de 2024, a coligação adversária insistiu na tese de inelegibilidade de Bemtivi, que foi rejeitada tanto nas urnas quanto nas instâncias judiciais.
Após o julgamento, o prefeito reeleito declarou que a “a vitória no TSE é a vitória da democracia e do compromisso verdadeiro com o povo de Itanhém”. Com essa decisão, Bemtivi mantém seu cargo e se compromete a intensificar os trabalhos em favor da população, agora com sua legitimidade eleitoral e jurídica garantida.