Em uma entrevista recente ao podcast da Revista Bration, o pré-candidato a prefeito de Itamaraju, Kiko Mascarenhas (PT), fez uma avaliação considerada “razoável” sobre a gestão do atual prefeito Marcelo Angênica (PSDB). O petista reconheceu acertos na área de infraestrutura, mas destacou que a saúde, principal bandeira de campanha de Angênica, deixa a desejar, refletindo o sentimento geral da população.
Segundo Kiko, levantamentos internos indicam que 50% da população aponta a saúde como o maior problema da cidade. Ele ressaltou a necessidade de abordar as demandas do setor, mencionando a importância da regionalização da saúde, como evidenciado pelo governo estadual na construção do hospital regional da Costa das Baleias para aliviar a região.
Ao abordar a situação crítica, Kiko Mascarenhas apontou para a gestão básica, que é de responsabilidade dos municípios como a maior causa do problema. Ele citou dados do programa Previne Brasil, do Governo Federal, classificando Itamaraju como um dos piores municípios da Bahia em gestão de saúde, ocupando a preocupante posição 412 de 417 municípios. O pré-candidato expressou preocupação diante desses números alarmantes.