Nossa equipe teve acesso com exclusividade à informação de que o contrato para coleta de lixo nas ruas de Itamaraju, firmado em 2017 com a empresa de Salvador, Escave Bahia, foi cancelado no último dia 27 de maio por conta de supostas irregularidades. Em atividade desde o início da gestão do prefeito Marcelo Angênica (PSDB), a empresa já teria faturado no total quase R$ 5 milhões com a locação de veículos no município.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, a empresa Escave Bahia teve seu contrato cancelado após terem sido denunciadas irregularidades na prestação do serviço, inclusive com a suposta locação de veículos pertencentes ao secretário de https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/estudos-1.gifistração, Leo Oss, e seus familiares. Na época a denúncia chegou a ser protocolada no Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios que apuram o caso. Ainda segundo o documento, para justificar a quebra de contrato, a prefeitura teria alegado que a empresa havia “descumprido as obrigações firmadas com o município de Itamaraju”.
Um dia após o cancelamento do contrato com a Escave Bahia, a prefeitura publicou a contratação de outra empresa para fazer a coleta de lixo. O valor do novo contrato emergencial foi de R$ 592 mil, e apesar da obrigatoriedade de divulgação do nome do prestador de serviço contratado, o prefeito Marcelo Angênica suprimiu da publicação do nome da empresa e a validade do contrato. Nossa equipe buscou levantar a informação junto ao TCM, mas a informação não consta na prestação de contas do mês da maio e não teria sido enviada ao órgão, levantando novamente a suspeita sobre irregularidade na contratação.
No entanto, no dia 07 de junho a prefeitura de Itamaraju novamente teria voltado atrás mamtendo o contrato com a empresa Escave Bahia, cancelando o novo contrato que havia sido firmado com a misteriosa empresa cujo o nome sequer foi informado. Uma nova denúncia será encaminhada para o Ministério Público solicitando que seja apurado a conduta da https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/estudos-1.gifistração municipal em relação à suposta locação de veículos de secretários, além da omissão e sigilo de informações referentes às empresas contratadas pelo município de Itamaraju. Ainda há denúncia de que a coleta de lixo deveria ser realizada por homens da Escave Bahia, mas na verdade seria realizada por funcionários contratados pela própria prefeitura de Itamaraju.