O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, no domingo 15, e descreveu a experiência como “uma noite inesquecível na Sapucaí. Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira: Quatro escolas e uma só emoção. Quanta criatividade e talento juntos na avenida. Foi lindo. Obrigado, Rio!”.
A escola de samba escolheu Lula como tema do desfile, substituindo a primeira-dama Janja da Silva por Fafá de Belém em um dos carros alegóricos. A oposição questionou o uso de recursos públicos e encaminhou ações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando propaganda eleitoral antecipada.
O desfile recebeu financiamento da Embratur, que destinou R$ 12 milhões às 12 escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio, sem relação com os enredos. A Acadêmicos de Niterói reafirmou sua autonomia artística e destacou a aclamação popular como resposta às críticas.



