A Embasa retirou, neste mês, mais de 90 ligações clandestinas no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro. Após a supressão das fraudes, a Embasa implantou uma nova rede de abastecimento regular de água e efetuou o cadastramento dos moradores, permitindo aos usuários a regularização do serviço de distribuição de água tratada.
De acordo com os técnicos que atuaram no serviço, estima-se que cerca de 2 mil metros cúbicos de água eram perdidos por mês. “Esse desvio da água prejudica todo mundo, inclusive quem comete essa prática, pois a ligação clandestina expõe a água distribuída pela rede a contaminantes externos, colocando em risco a saúde das pessoas”, explica o gerente local da Embasa, Ricardo Pacheco.
O “gato de água”, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, também prejudica a pressão na rede e a eficiência do abastecimento, causando intermitência no fornecimento de água durante períodos do dia para quem paga pelo serviço e para quem não paga.
Para o sucesso da operação de combate às ligações clandestinas, a Embasa se valeu da análise de dados georreferenciados comerciais e operacionais nos sistemas da empresa, além do monitoramento diário dos volumes de água disponibilizados na rede distribuidora. “Os controles são feitos diariamente. Após a identificação e delimitação de áreas a serem monitoradas, as equipes montam um planejamento sistemático para a atuação”, conta Damiraldo Silveira, gerente regional da Embasa.
“A conta paga pelo usuário remunera o serviço prestado para que água potável chegue na porta do domicílio. Esse serviço inclui a captação da água nos mananciais, a adução, tratamento, distribuição e monitoramento da qualidade da água fornecida. O cidadão que não paga por esse serviço essencial, compromete a própria qualidade e sustentabilidade da sua prestação”, explica Adrineia Andrade, gerente comercial da Embasa.
Crime – Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, o autor pode responder pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal).
O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar anonimamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.