O tempo quente acaba com a nossa disposição e energia. Se durante o dia fica mais difícil realizar tarefas simples, à noite, o sono é o principal prejudicado. Quem não tem ar-condicionado em casa ou não quer extrapolar a conta de energia, existem alternativas mais naturais e baratas para manter a casa refrescada mesmo durante temperaturas altas. Confira as dicas selecionadas por nós do Siga a Notícia:
1- Mantenha as cortinas fechadas. Apesar de ser óbvia, essa solução é muitas vezes ignoradas. Evitar a incidência direta de raios solares faz uma diferença grande na temperatura interna da casa (de até 6º C). Quanto mais sombra, melhor.
2- Use as portas a seu favor. Feche as portas dos cômodos que não serão utilizados durante o dia para evitar que o ar fresco escape para esses locais. Por outro lado, nas horas de temperatura mais amena (à noite), deixe todas as portas abertas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.
3- Programe seu ventilador para girar no sentido anti-horário. Isso irá produzir um fluxo de ar com efeito de brisa.
4- Refresque-se de dentro para fora. Além de ajustar o ambiente, refresque seu corpo ingerindo bebidas de verão, como chá gelado e água, e coloque um pano úmido no pescoço e punhos. Vista-se de maneira confortável e arejada.
4- Deixe a brisa noturna entrar. Nos meses de verão, a temperatura tende a cair durante a noite. Aproveite este momento para refrescar a casa e deixe as janelas abertas. Vale a pena investir em uma tela para evitar a entrada de insetos.
5- Livre-se das luzes incandescentes. Se você precisava de mais um motivo para instalar lâmpadas fluorescentes em casa, aqui está ele: as luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, por isso, tornam o ambiente um pouco mais aquecido. Além disso, elas consomem mais energia elétrica.
6- Use a grelha. Ligar o forno e mesmo o fogão irá deixar sua casa muito mais abafada. Sempre que possível, opte pelo grill, que, além de deixar a comida mais saudável, não produz tanto calor.