O objetivo do projeto foi fazer com que os alunos identificassem na prática o que acontece na política, dentro do contexto de Itamaraju, baseados na nova Ciência Política de Maquiavel, e como a prática pode interferir no processo de construção da consciência política do acadêmico. O debate político cresceu muito nos últimos anos e com isso discursos errôneos ou conceitos equivocados são vinculados, em sua maioria, por pessoas que se inserem na política com posturas equivocadas.
Para compreender melhor isso, os alunos fizeram uma análise individual para constatar dentro da Ciência Política o perfil dos políticos envolvidos, quais as diferenças entre a sala de aula e se complementaram o conhecimento não adquirido em sala, suas posições acerca de assuntos principalmente levantados pelos alunos aos candidatos, bem como a crítica à falta de decoro, por acaso existentes nos políticos.
O projeto propõe compreender a aplicabilidade da Ciência Política e onde se encontram as fraquezas, e se há o objetivo real de transmissão de reflexões politicas eficientes. É necessário entender, como o acadêmico faz uma análise sobre política, para que a partir disso, possa criar base e fundamentação, buscando mecanismos adequados a esta abordagem, dando subsídios para os alunos desenvolverem suas opiniões críticas.