A Marinha e a Polícia Federal (PF) uniram forças para realizar uma operação bem-sucedida, interceptando um veleiro de bandeira alemã, nomeado Kiel, a 363 quilômetros da costa de Salvador.
Quatro pessoas foram detidas na ação conjunta realizada na tarde desta sexta-feira 10, que contou com a participação de quatro policiais federais e fuzileiros navais embarcados no navio-patrulha Guaratuba.
A embarcação, que carregava mais de 2 toneladas de haxixe, substância derivada da planta da maconha, foi interditada e rebocada para a Base Naval de Aratu, na Bahia. Esta apreensão marca a segunda maior realizada por um navio-patrulha no mar brasileiro, sendo a primeira em 2021, quando o Araguari confiscou 4,3 toneladas da droga na costa de Pernambuco.
A nacionalidade dos tripulantes detidos ainda não foi divulgada pelas autoridades. A ação reforça a importância da colaboração interinstitucional para combater efetivamente o tráfico marítimo ilícito.
Em setembro deste ano, outra ação coordenada resultou na maior apreensão de cocaína no mar brasileiro, também na costa de Pernambuco, totalizando 3,6 toneladas da substância.