Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep, revelam um aumento significativo nas matrículas em tempo integral na Bahia, passando de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024. Este crescimento é resultado de políticas públicas, como o programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar o acesso à educação de qualidade.
Todas as etapas de ensino apresentaram melhorias nas matrículas em jornada ampliada. Nas creches, o percentual aumentou de 62,4% para 66,6% e, na pré-escola, de 12,9% para 20,9%. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as matrículas passaram de 11,6% para 21,7%, enquanto nos anos finais (6º ao 9º) houve um incremento de 10,8% para 18,3%. O ensino médio também viu um aumento de 8,6% para 20,9%.
Em âmbito nacional, o percentual de matrículas em tempo integral subiu de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. O programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024 e espera-se que mais 943 mil sejam declaradas para o ciclo seguinte.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do programa, que visa não apenas aumentar as matrículas, mas também priorizar escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com essas iniciativas, o Brasil avança em direção às metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE).