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    Educação

    Matrículas em tempo integral na Bahia aumentam de 14,2% em 2022 para 23,9%

    Por: Amintas de Jesus | MTB/BA 687524 de abril de 2025
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    Matrículas em tempo integral na Bahia aumentam de 14,2% em 2022 para 23,9%
    O programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar o acesso à educação de qualidade. Foto: Divulgação/SEC
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    Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep, revelam um aumento significativo nas matrículas em tempo integral na Bahia, passando de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024. Este crescimento é resultado de políticas públicas, como o programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar o acesso à educação de qualidade.

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    Todas as etapas de ensino apresentaram melhorias nas matrículas em jornada ampliada. Nas creches, o percentual aumentou de 62,4% para 66,6% e, na pré-escola, de 12,9% para 20,9%. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as matrículas passaram de 11,6% para 21,7%, enquanto nos anos finais (6º ao 9º) houve um incremento de 10,8% para 18,3%. O ensino médio também viu um aumento de 8,6% para 20,9%.

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    Em âmbito nacional, o percentual de matrículas em tempo integral subiu de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. O programa Escola em Tempo Integral registrou 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024 e espera-se que mais 943 mil sejam declaradas para o ciclo seguinte.

    O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do programa, que visa não apenas aumentar as matrículas, mas também priorizar escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com essas iniciativas, o Brasil avança em direção às metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

    Bahia Censo Escolar Educação Escola em Tempo Integral Matrículas Ministério da Educação PNE Políticas Públicas Tempo Integral Vulnerabilidade
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