Nesta sexta-feira 3, teve início o período de matrículas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até a próxima segunda-feira 6, os candidatos selecionados deverão comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram e apresentar a documentação necessária para efetivar o processo de matrícula. As aulas estão programadas para iniciar no dia 20 de maio.
O Pronatec está ofertando nove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na quota Qualifica Mais Emprega Mais, na modalidade presencial e de forma totalmente gratuita. Os cursos incluem Pizzaiolo, Assistente Administrativo, Microempreendedor Individual (MEI), Agricultor Orgânico, Cuidador de Idoso, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Esteticista de Animais Domésticos e Agente de Alimentação Escolar.
Além da formação em curta duração, com aulas diárias de aproximadamente três meses, os alunos receberão certificação de qualificação e uma bolsa no valor de R$10 por dia de frequência.
Para efetuar a matrícula, os candidatos selecionados devem apresentar cópias legíveis do RG, CPF, comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias, certificado e/ou histórico escolar, entre outros documentos. A relação dos 940 selecionados e a lista completa dos documentos necessários já estão disponíveis no Portal da Educação para consulta e orientação dos participantes.