Na tarde da última terça-feira, 27, a Delegacia Vale do Sul, da APLB/Sindicato, reuniu seus núcleos sindicais dos municípios de Ibirapuã, Itanhém, Lagedão e Vereda, em sua sede, na cidade de Medeiros Neto, para discutir temas de interesse dos trabalhadores em educação dos respectivos municípios. Os temas abordados foram: Precatórios do FUNDEF, eleições sindicais e Congresso Estadual.
Todos os municípios estavam representados por seus coordenadores que trataram de questões locais e de cunho geral a serem trabalhados nos próximos meses, especialmente no tocante aos precatórios do FUNDEF da rede Estadual que foi uma grande vitória da luta da entidade sindical junto a seus associados.
“Foram longos dias de caminhadas, plenárias, reuniões, paralisações, greves, lives, entre tantos outros movimentos organizados pela APLB/Sindicato, liderado, literalmente, pelo nosso coordenador-geral, professor Rui Oliveira, até que tivéssemos garantido o direito ao rateio de 60% dos precatórios”, disse, durante a reunião, a diretora da Delegacia Sindical, Eliene Queiroz.
“Importante salientar que os municípios que já receberam os recursos há um certo tempo tem causado, aos trabalhadores, um descontentamento muito grande. Alguns prefeitos já fizeram uso de parte dos recursos, outros já gastaram por completo a parcela recebida. Isso demonstra a falta de compromisso dos gestores municipais com a categoria dos trabalhadores em Educação”, ressaltou a sindicalista. “Vale lembrar que a rede estadual em menos de cinco meses da chegada do recurso, já viabilizou no Diário Oficial lista com os nomes dos servidores aptos a receber os valores”, completou.
Durante a reunião, também foi discutida as possíveis chapas que serão formadas para concorrer às eleições sindicais que possivelmente ocorrerão no ano de 2023. O encontro dos coordenadores teve um desfecho cheio de possíveis ações a serem viabilizadas nos municípios em favor dos trabalhadores em Educação.