A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) participou da primeira manhã do Congresso da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que iniciou nesta quarta-feira 17.
As atividades foram duas mesas-redondas, transmitidas por webconferência e pelo Youtube, com integrantes da equipe de gestão e docentes da UFSB. A íntegra da transmissão pode ser vista neste link.
A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, abriu as atividades falando sobre como a UFSB vem se adaptando aos tempos de isolamento social. Para ela, a pandemia do novo Coronavírus mostrou como a diversidade de pessoas e de tipos de conhecimento importa para o enfrentamento da situação. Outro aspecto ressaltado por ela é a desigualdade social, que acaba impactando a capacidade de proteção e adaptação das pessoas, desde as condições para se isolar em casa e para dar alguma continuidade ao aprendizado.
Conforme pesquisa realizada pela UFSB sobre o acesso digital, muitos jovens de baixa renda encontram dificuldades relevantes para acompanhar qualquer tipo de atividade de ensino mediada pela tecnologia. Para a professora Joana, qualquer medida que venha a ser proposta para atividade acadêmica durante e após a pandemia terá de conciliar a segurança da saúde e as condições de docentes e estudantes para darem continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
O enfrentamento da pandemia
A primeira mesa da manhã tratou do tema A Universidade e as medidas de enfrentamento da pandemia, com a participação da assessora de Comunicação Social, professora Joseline Pippi, da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex), professora Lilian Reichert Coelho, e do diretor de pós-graduação (DPG/PROPPG), professor Fabrício Carvalho, e mediação pela professora Gabriela Rodella.
As perspectivas para o durante e o após
Após breve fase de perguntas e respostas, a segunda mesa-redonda da manhã, com o tema Perspectivas para o ensino mediado pelas tecnologias em caráter emergencial na UFSB. A mediadora, professora Milena Magalhães, conversou com a pró-reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaína Zito Losada, a professora Maristela Midlej Veloso (IHAC CJA) e a coordenadora do curso de História, professora Ivana Maria Gamerman (CFCHS CSC).