O Instituto Couto Maia, em Salvador, recebeu a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, neste sábado 2, dia nacional de mobilização contra a Dengue. O hospital, considerado o maior e mais moderno de doenças infectocontagiosas do Brasil, é referência estadual no atendimento a pacientes com quadro grave de Dengue.
Roberta Santana ressaltou a importância da presença da ministra, destacando o apoio sério do governo federal na luta contra a doença. O Instituto Couto Maia, construído há cinco anos pelo Governo do Estado, foi destaque nacional no tratamento de pacientes com Covid-19 durante a pandemia e agora volta a se destacar no enfrentamento à Dengue.
O aumento de casos atendidos é notável, passando de 35 pacientes em janeiro e fevereiro de 2023 para 102 no mesmo período deste ano, um crescimento de mais de 190%. Esse aumento destaca a urgência contínua da mobilização e a necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Após conversar com pacientes, a ministra da Saúde enfatizou a importância da prevenção: “A mobilização e a conscientização são nossas principais armas nesse combate. Cada indivíduo tem um papel crucial e, juntos, podemos reduzir significativamente a incidência da Dengue. A prevenção é a chave, e cada ação conta. Bastam 10 minutos para verificar se em casa tem algum foco do mosquito. Vamos unir forças para proteger nossa saúde e nosso futuro.”
Os números na Bahia são preocupantes, registrando 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em relação ao mesmo período do ano anterior. 64 cidades estão em epidemia, com destaque para a região Sudoeste. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito.