Educação, transporte, saúde, cultura e infraestrutura foram os principais temas abordados pelos moradores do Teotônio Vilela, na noite de ontem 22, no primeiro encontro do Fala Ilhéus. O evento, realizado pela pré-candidata à prefeita Adélia Pinheiro (Federação da Esperança – PT, PV e PC do B), tem o propósito de ouvir a população para a construção do Plano de Governo Participativo.
Adélia conduziu o evento, conversou, respondeu perguntas e, principalmente, abriu o microfone para o povo falar. Com chaves simbólicas sobre cada tema em mãos, as pessoas desabafaram sobre os riscos que a prestação precária dos serviços públicos causa às suas vidas e às suas rotinas, mas também contribuíram com ideias e soluções.
Participação dos jovens – O evento teve como destaque uma participação ativa da juventude. Estudante da escola Professor Fábio Araripe Goulart, do Vilela, Henrique relatou um problema crônico de alagamento na rua da unidade de ensino. “Toda vez que chove, a rua alaga toda e a escola também. Aí as aulas têm de ser suspensas e ficamos prejudicados”, disse Henrique.
Adélia explicou que conhece bem a realidade do local e que visitou a escola umas cinco vezes, no período em que foi secretária de Educação do Estado. “Muitas casas da rua têm pequenas contenções, para evitar alagamentos”, pontuou.
“Diversas localidades de Ilhéus precisam urgentemente de serviços de drenagem e macrodrenagem. Os alagamentos são antigos e tanto a gestão que aí está, quanto as anteriores, não tiveram a capacidade de resolver, porque nunca colocaram a população e as pessoas como prioridade”, disse Adélia.
Olivença no sábado – A próxima edição do Fala Ilhéus já será no sábado (25), no distrito de Olivença. O encontro será no Vagão, a partir das 18h30. Dos 12 eventos, dois serão temáticos, sobre Mulheres e Juventude.