A Promotora Mariana Libório, de Itamaraju, instaurou inquérito civil para apurar denúncias de poluição supostamente praticada pela Embasa e Prefeitura no Rio do Ouro.
A denúncia foi protocolada em 2019 pelo líder comunitário ex presidente da associação de moradores do Marotinho, Ednaldo Silva, após o mesmo constatar uma obra da prefeitura e Embasa com tubulação que despejada esgoto sem tratamento diretamente no rio.
Ednaldo chegou a gravar vários vídeos e divulgar nas redes sociais, mostrando uma grande quantidade de esgoto no Rio do Ouro, que é justamente o manancial responsável pelo abastecimento de água de toda a cidade.
De acordo com a denúncia, embasa estaria jogando esgoto no rio sem o devido tratamento e mesmo assim cobra taxa de 80% sobre o consumo como se o esgoto fosse tratado. A associação de moradores não descarta a possibilidade de requerer a suspensão da cobrança de taxa de esgoto, pois estaria sendo cobrada ilegalmente, tendo em vista que o esgoto está sendo despejado diretamente no rio sem receber nenhum tipo de tratamento.