Uma parceria firmada entre o ‘Programa Arboretum’ e a ONG Conservação Internacional (CI) pretende restaurar 150 hectares na região da Hileia Baiana, por meio do desenvolvimento do ‘Projeto Florestas’. O objetivo é, com diferentes metodologias, promover a restauração passiva de 50 e ativa de 100 hectares.
A parceria foi fortalecida na última sexta-feira, dia 22, quando o diretor-geral do Portfólio Global de Restauração da CI, Simon Badcock, visitou a base florestal do ‘Arboretum’, no município de Teixeira de Freitas. Natural da Austrália, Badcock veio ao Brasil com o propósito de examinar as iniciativas da CI no país, identificando potenciais parcerias e oportunidades no campo da restauração florestal.
Durante a visita, Simon Badcock afirmou que é papel da CI colaborar com os seus parceiros e elogiou a geração de conhecimento do programa, enfatizando a utilização de sistemas agroflorestais nos seus projetos, além de afirmar que as atividades do ‘Arboretum’ são lições importantes para o enfrentamento às mudanças climáticas. O programa é desenvolvido pelo Ministério Público estadual em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, a Fundação José Silveira e outras instituições, e visa a conservação e restauração florestal.