O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquéritos para investigar duas mortes decorrentes de acidentes de trabalho ocorridos recentemente em cidades do estado da Bahia.
Um dos casos aconteceu na última sexta-feira 19, em Medeiros Neto, no extremo sul do estado. A vítima foi Bruno Batista de Jesus, de 31 anos, que sofreu uma queda durante a limpeza de um galpão na zona rural.
Já o segundo incidente foi registrado no bairro Novo Horizonte, em Valença, no baixo sul baiano. Ivonilton França Júnior, de 39 anos, morreu após sofrer um choque elétrico enquanto trabalhava como pedreiro em uma construção.
Apesar de a Polícia Civil ter registrado as mortes como acidentais, o MPT considera que o enquadramento correto seria o de acidente fatal de trabalho. O órgão solicitará informações à polícia e a outros envolvidos para identificar os empregadores responsáveis e garantir condições adequadas de saúde e segurança.
A questão da saúde e segurança no ambiente de trabalho tem sido uma das principais preocupações do MPT na Bahia. Dos 903 inquéritos ativos no órgão até junho deste ano, 269 tratavam de meio ambiente laboral, sendo 216 sobre acidentes.
Em 2023, foram abertos 1.229 inquéritos no MPT, com 370 deles sobre meio ambiente de trabalho e 298 investigando acidentes típicos ou por equiparação. Já em 2022, o total de inquéritos chegou a 1.311, com 376 sobre o ambiente de trabalho e 297 por acidente.