Cerca de 42 educandos receberam o certificado de especialista em Educação e Agroecologia receberam os certificados de conclusão do curso de Especialização em Educação e Agroecologia (Lato Senso) da turma “Semente Crioula”.
A cerimônia ocorreu na tarde do último domingo 12, no Assentamento Agroecológico Jaci Rocha, no município de Prado. A conquista é fruto de parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/BA), junto a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, vinculada a Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), um dos mais importantes órgão de pesquisa e educação em ciências e saúde da América Latina.
O Curso que teve início no dia 14 de janeiro de 2019, visou aprimorar a formação dos educadores e educadoras que atuam 16 escolas do campo do MST nas regionais Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia.
De acordo com Eliane Oliveira, dirigente estadual do MST no extremo sul da Bahia; “É tempo de semear o conhecimento, é tempo de renovar as esperanças, é tempo de plantar a resistência, nestes 34 anos de luta e resistência do MST na Bahia é reafirmar nosso compromisso com uma construção mais justa e igualitária, educação para todos e todas”.
O ato contou com a presença de Valmir Assunção (Deputado Federal PT/BA), de Evanildo Costa (Dirigente Nacional do MST na Bahia), Demiraldo (Gerente Regional da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Felipe Campelo (Coordenador Pedagógico da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto), além das lideranças políticas e militância do MST. O ato respeitou todos os protocolos da vigilância sanitária e da Organização Mundial da Saúde (OMS).